Lilypie 3rd Birthday Ticker
pregnancy due date

28/11/2008

Os piolhos

Tadinha da Ritinha, ainda não tem dois anos e já teve direito a ter piolhos na cabecita... E ainda por cima contagiou a mamã :-(

Estes bichitos são muita chatos... e dão trabalho que se farta. Sim, isto de lavar a cabeça de manhã e à noite e estar quase uma hora a pentear o cabelo com um pento mais fino que sei lá o quê, é uma seca!!!

Avisámos o infantário, pois deve ter sido lá que ela apanhou estes bichos um bocado horrorosos. Não pareceram muito preocupados... mas pelo menos avisaram os outros pais e viram as cabeças das crianças...

E devo dizer que o assunto foi TOTALMENTE controlado, após alguns dias a lavar e a catar a cabeça de nós os três cá em casa :-)

Como ela ainda não tem dois anos e como a mamã está grávida só podem usar estes produtos:

E devo dizer que fizeram efeito (o primeiro, pois o segundo não funciona grande coisa), logo, NADA DE BOCAS, que lá em casa já não há piolhos :-) :-)

Pelo menos por enquanto ;-)

PS: A Ritinha já está boa, tem tosse e anda ranhosa mas a febre passou, foi ontem à médica e hoje já foi para a escolinha :-)

27/11/2008

E mais uma vez...

... estamos (sim, é no plural, pois eu também estou) doentinhas...

A Ritinha resolveu ficar em casa uns dias e eu apesar de me apetecer muito ficar-lhe a fazer companhia, não é possível, por isso temos mesmo de ir trabalhar ;-)

Hoje vamos à médica, pois a febre teima em não passar...

Parabéns Titi :-)

Ontem foi anos da Titi e a Ritinha (apesar de doentinha) portou-se muito bem a cantar os Parabéns, a assoprar a velinha e até bateu palminhas na altura certa ;-)

PARABÉNS TITI!!!

25/11/2008

E ontem foi dia de...

... ecocardiograma fetal.

O coraçãozito do bébé está optimo e ao contrário do da Ritinha (quando eu estive grávida dela), as "válvulas já estão todas fechadas" (ou qualquer coisa parecida, pois como eu não fui para médica, ele há termos que eu me esqueço rapidamente...) e por isso não é preciso repetir o exame, excepto se acontecer alguma coisa de anormal...

Por isso, a mamã está muito contente!!! :-)

24/11/2008

Na sexta feira...

... a Ritinha foi cortar o cabelito e desta vez consegui tirar umas fotos com ela de avental e sentada no banco a parecer uma menina grande :-)

PS: PARABÉNS CARLOTA e PARABÉNS TÉTÉ que ficaram um anito mais velhotas, mas como a idade é um estado de espirito e como agora estão em estado de graça ;-), estão cada vez mais jovens :-)

23ª e 24ª Semana




Ler artigo completo...

21/11/2008

Foi hoje...

... que ela ficou na escolinha para ir para o teatro e por isso passou todo tempo desde que acordou a dizer:
- Hoje há tiato, hoje há tiato. Boa, boa :-)

E lá foi ela toda contente para a escola com a mochila nova do Ruca ;-)

Estava tão excitada que até se esqueceu de levar os bébés do costume para a escolinha.

(E agora estou eu aqui a pensar mil e uma coisa... será que se está a portar bem? será que não se perde? será que está a gostar? Será que está a fazer birra? Eu sei que estou a ser tosca, mas xiuuu, não digam nada a ninguém ;-))

.....................
.
Recebi mesmo agorinha um mail da escola a dizer:
.
"Caros Pais/Encarregados de Educação,
.
Vimos, por este meio, informar-vos que os meninos que foram ao Teatro Tivoli assistir à peça “Eli, a elefante bebé”, já estão de volta!
.
Adoraram o teatro, vêm felizes, excitados e … famintos… O almoço está a ser um regalo!"
.
Devo dizer que estou muito mais descansada. Não perderam nenhum pelo caminho ;-)

20/11/2008

Não sei porquê...

... mas tenho um feeling que este gajinho não vai aguentar até Março...

Ou então quem não vai aguentar sou eu!!

18/11/2008

Este fim de semana...

A Rita tentou jogar à bola, mas devo dizer que ela ainda não percebe muito do assunto :-)

Ela até ralha com ela para a mandar parar... mas a bola não lhe liga nenhuma e ela fica um bocado chateada ;-)

O fim de semana correu muito bem, e a parte mais engraçada foi ver como seria se tivessemos 3 filhos ;-)

Ele foi até às 4h e tal da manhã sem dormir... e acordar às 8h com umas olheiras até ao chão ;-)

Sim, porque os meninos e a menina não choram ao mesmo tempo... esperam que um se cale e que a gente comece a dormir, para começar nova sinfonia.

Digam lá que não são inteligentes? :-)

Resultado: Eu completamente de rastos a ir para a cama às 21h da noite de um domingo...

(Medo, muito medo do que vai acontecer depois de Março ;-))

17/11/2008

A primeira vez...

... que a Ritinha vai ao teatro sózinha com os coleguinhas da escola, vai ver a:

Vão na próxima sexta de manhã (logo às 9h) e só voltam à hora de almoço. E vão os coleguinhas das salas todas... isto é que vai ser um pagode. Espero sinceramente que não percam nenhum puto ;-)

Isto hoje em dia é cada vez mais cedo... no meu tempo (como eu detesto dizer isto... sempre disse que era coisa que nunca diria :-)) a primeira vez que saí da escola sozinha numa excursão foi na quarta classe.

Agora vão ver teatros, vão à praia, vão fazer passeios e sei lá mais o quê, e ela ainda nem dois anos tem!!!

Fico com o coração nas mãos só de pensar...

Será que sou mãe galinha?

Naaaaaaa, isto passa, é só por ser a primeira vez!!

A primeira vez custa sempre mais ;-)

O teatro


"Eli, a elefanta bebé, ou uma lição de amizade no Tivoli Depois de ‘1, 2, 3, Uma Colher de Cada Vez’, chega ao Tivoli ‘Eli, a Elefanta Bebé’. Catarina Figueira elogia e aconselha.
Esta peça é um hino à amizade e se há um ensinamento que se pode retirar no final é que o amor fraterno não escolhe raças, nem cor, nem mesmo espécies. Só isso explica que Eli, uma elefanta ainda bebé, e Alice, uma menina a quem ainda estão a cair os dentes de leite, se possam encontrar algures no meio de África e ficar amigas para o resto da vida.

Lembra-se da peça 1, 2, 3, Uma Colher de Cada Vez? Pois bem, Eli, a Elefanta Bebé, em cena no Teatro Tivoli, traz o carimbo de qualidade da mesma produtora, a Plano 6, e só por esse legado já merecia que não a deixasse escapar. O voto de confiança não trai as expectativas porque esta peça também tem os seus trunfos. A começar pelos cenários e pelo guarda-roupa, que cativam desde o primeiro momento. Os primeiros mostram os penhascos verdejantes do continente africano e os tons ocre, laranja e vermelho da terra; os segundos dão vida aos protagonistas da história: os animais da selva, onde se destacam a própria Eli e a sua manada de elefantes, mas também os macacos e as amigas girafa e impala.

Os diálogos vão sendo intercalados por momentos musicais e é impossível ficar indiferente às coreografias, principalmente às dos macacos, que dão vontade de rir com os seus saltos frenéticos e andar bamboleante. E atenção porque neste musical não há cá gravações, pelo que todas as músicas são cantadas ao vivo. Ao público só é pedido que dê uma ajudinha, batendo as palmas. Claro que ninguém se faz rogado.

Mas voltemos ao início da história para aguçar um pouco a curiosidade do caro leitor. Eli vive com os pais e restante família na savana, até ao dia em que todos, excepto a pequena elefanta, desaparecem, aparentemente abatidos por um bando de caçadores. Alice chega a África com o pai depois da morte da mãe e sente-se sozinha numa terra onde não há televisão e onde os amigos parecem difíceis de encontrar. É o verdadeiro “bicho-do-mato”, como comentam os restantes habitantes da tribo. Até ao dia em que o destino lhe troca as voltas e coloca a elefanta no seu caminho. Tornam-se inseparáveis, a elefanta vai viver para a tribo de Alice e às tantas já ninguém sabe onde começa uma e onde termina a outra. Ao ponto da elefanta querer ter lições de boas maneiras e a menina sonhar com banhos de lama, o passatempo preferido dos elefantes. “Está a ficar tão parecida com Eli que até já tem tromba”, comentam os da tribo sempre que Alice defende a amiga com unhas e dentes.


“Eu e a Eli somos mais do que amigas, somos irmãs” é uma das frases que fica no ouvido, prova de que a amizade entre as duas não conhece mesmo limites. As coisas complicam-se quando a elefanta começa a ficar crescidinha de mais para viver dentro de uma palhota e os caçadores maus voltam à selva. Poderá a elefanta viver a vida inteira num acampamento de humanos? Será que os caçadores fortuitos vão conseguir apanhar a manada de elefantes amigos de Eli? Poderá a amizade com Alice sobreviver à distância? Os miúdos vão agitar-se nas cadeiras, de olhos esbugalhados, em pulgas por descobrir como é que isto tudo vai terminar. No final vão sair do Tivoli a saber um bocadinho melhor o que é a amizade e porque é que quem tem amigos é a mais afortunada das criaturas. "

13/11/2008

E finalmente apresento-vos...

... o Ricardito :-)

É lindo, não é? ;-)

Está no percentil 50 (espero que se mantenha assim), com 355 gr e como disse a médica:
- 'Tem uma boa dinâmica fetal'.

Isto quer dizer que o rapazito passou a vida aos pinotes durante todo o tempo que tivemos a fazer a eco. :-)

Não quis mostrar a cara e apenas conseguimos ver bem o seu perfil... devo dizer que ele tem o narizito grande e não sai a mim, que o meu é pequenino ;-)

Tem umas mãos e uns pés grandes e a médica reparou que ele tem os dedos grandes dos pés mais pequenitos que os dedos do meio, ou seja, o dedo do meio é maior que os outros todos. Adivinhem a quem é que ele sai?
À mamã, está claro, que se recusa a usar sandálias, de tão horrorosos que são os pés dela.

De resto vamos ter de fazer outra vez resmas e resmas de análises e vamos fazer um ecocardiagrama fetal (também fiz quando foi da Rita, só por precaução).

Ahhh e engordei uns 2 quilitos a mais do que devia, por isso vamos voltar à dieta. :-(
Pelo menos até fazermos as próximas análises ;-)

Não sei se ria ou chore...

A Rita ontem para mim:
- Mamã tu é chata!! (só porque estou sempre a ralhar com ela por algum motivo...)

E eu:
- A mamã é chata? E tu? e o papá? (isto só porque não quero ser chata sózinha ;-))

A Rita:
- Xim, a mamã é chata. A Xita e o papá não. :-(
(E prontos, fiquei chateada, claro que fiquei chateada...)

11/11/2008

O desfralde (cont.)

(...e que por este andar vai continuar muito mais tempo...)

Este fim de semana como iamos mesmo ficar em casa, resolvi fazer como no infantário e levar a menina à sanita de meia em meia hora e ela andar de cuequinhas em casa.

E qual foi o resultado? Qual foi?

O resultado foi uma mãe sem paciência, resmas de roupa para lavar, as calças da Titi cheias de xixi e nem UMA única vez, sim, nem UMAZINHA na sanita, SEMPRE nas calças e no chão. :-(
Claro está que chegámos a uma certa altura que já nem roupa havia para vestir...

Continuo com a minha opinião de que ela é muito nova (ainda nem dois anos tem).
Não sabe pedir e na escola a coisa corre bem porque elas a levam à sanita de 20 em 20 minutos e têm sorte dela não ter vontade fora desse intervalo.

Ainda ontem a fui buscar e ela tinha acabado de fazer xixi nas calças...

Volto a tentar daqui a uns tempos, boa?
Quando conseguir comprar um redutor assim e ela conseguir ir sózinha à sanita. Até tem um degrau e tudo ;-)

Tirado daqui...

07/11/2008

Estomatite Aftosa

Foi este ontem o dianóstico da médica... e para quem não sabe o que é, são muitas aftas na boca :-(

Apesar de ser uma estomatite muito ligeira, pois ela nem febre tem e só tem meia dúzia de aftas, já deixou de comer.
Sim, a RITA NÃO QUER COMER!!

Acho que desde a sua existência, ela nunca deixou de comer, mesmo com 40º de febre, por isso agora sim, estou a estranhar...
Apenas consegue beber leite (vai andar os próximos dias a leitinho) e de manhã ainda come queijo :-)

Durante o dia ainda anda bem disposta, o problema é mesmo à noite que acorda com dores de 5 em 5 minutos... Dá uma pena :-(

E hoje eu tive folga, fiquei em casa e isto só para ter fim de semana prolongado ;-)

06/11/2008

Doente ou birras?

Tadinha... afinal não é só birra. :-(

Ela anda mesmo a chocar alguma, ainda não percebi foi o quê!!!

Há duas noites que acorda de duas em duas horas a chorar... E ontem foi demais, acordada até às 4h.

E chorou, chorou, chorou e nós sem saber o que fazer...

Será dentes, aftas, garganta, infecção urinária ou pesadelos? Ou será birra, mesmo? Pois, não faço ideia, não tem manual de instruções e eu bem sabia que devia ter ido para médica!!!

E ela que já diz tanta coisa, neste assunto não fala nem uma palavra... só chora. Mas hoje de manhã (depois de ter dormido 4h), muito bem disposta, parecia ela que tinha dormido a noite toda, só dizia:
- Doi-doi na gaganta...

E eu com umas olheiras até os pés e com sono, sim muito sono, pois se as grávidas têm mais sono, então uma grávida a quem não deixam dormir, imaginem o humor...

Logo vamos à médica (o máximo que ela me pode fazer é mandar-me embora e dizer que ela não tem nada) que outra noite assim e eu nem sei o que faço...

05/11/2008

Como é que é possível...

... a Rita ainda não ter dois anos e ser a pessoa mais indecisa e birrenta que eu conheço.

Será da idade?

Perguntamos se quer falar ao telefone com a, b, ou c e ela diz que não.
Pois assim que desligo o telefone faz uma birra porque queria mandar beijinhos e lá vou eu telefonar outra vez (sim, fiz isto a primeira vez, mas ela não me engana de novo ;-)).
Ligo de novo e afinal não quer falar... Irra, que não há paciência!!
(A solução foi fingir que tinha desligado o telefone e aí ela fala :-))

Quer a bolacha do Panda e eu digo que não há, pergunto se quer de água e sal e ela diz que não, assim que eu arrumo as bolachas faz uma birra porque afinal queria uma de água e sal.

De manhã chora porque quer leite e tem fome, quando lhe faço o leite, faz birra porque afinal queria estrelitas, quando lhe dou estrelitas diz que não quer o leite e quando vou arrumar o leite chora porque afinal era o leite que ela queria. Haja paciência!!!!!!! Qualquer dia não come nada e ponto final.

E faz isto com a maior parte das coisas, quando está de mau humor... primeiro quer alguma coisa, depois já não quer e logo a seguir já quer outra vez.

Ritinha, por favor decide-te de uma vez que eu estou a ficar sem paciência para te aturar!!!

04/11/2008

E o nome escolhido foi...

E foram estas as votações dos nossos queridos leitores:

Mas como não podemos agradar a toda a gente, resolvemos agradar primeiro ao papá e á mamã do gajo que ainda está para nascer :-)

E após algum tempo, finalmente chegámos a um consenso no nome (sim e tivemos alguém a pressionar para nos decidirmos este fim de semana, mas ainda bem, senão nunca mais ;-)):
Eu cá gosto, apesar de ficar em minuria lá em casa... São TRÊS 'R' contra UM 'V' ;-)

(E temos ainda vários diminutivos, como por exemplo: ricardito, ricky, ricarducho, etc, etc :-) :-))
.
PS: E já agora MUITOS PARABÉNS para a mamã do Dudu e para a API, que hoje estão um aninho mais velhotas ;-)

03/11/2008

Ortopedista

Na sexta fomos ao ortopedista e a Ritinha portou-se tão bem que até ficámos espantados...

Ele foi sentar na marquesa com as pernas para tràs, foi meter-se em pé em cima de um espelho para ver se tinha o pé chato, foi andar de um lado para o outro mais de dez vezes para ver ela a meter o pé para dentro, conclusão, foi uma menina bonita que se portou super bem :-)

.
E com isto tudo, afinal ela por enquanto não tem o pé chato e meter os pés para dentro (daí dar tantos trambulhões) e meter os joelhos para dentro é só porque a menina se senta mal, com os pés por baixo do cú ;-)

E para corrigir isto temos de ir fazer compras :-)
Temos de ir comprar uns sapatitos com umas correcções, mas nada de especial e só agora para o inverno :-)
.
PS: E afinal a mamã também não tem o pé chato, isto de andar sempre a torcer os pés e a cair é mesmo nabice ou defeito de fabrico ;-)